sábado, 14 de fevereiro de 2009

Virtualização de servidores


Uma nova técnica que tem sido aplicada por datacenters de todo o mundo nos últimos tempos e promete grandes vantagens para quem fizer a aplicação correta.

A virtualização de servidores pode ser a salução para grandes e médios datacenters que crescem constantemente e já sofrem problemas de espaço e manutenção física.

A acomulação de muitos racks geram altos custos com espaço físico, manutenção e, principalmente, com energia elétrica, que se deve ao alto consumo energético dos hardwares e dos sistemas de refrigeração e no-break que sustentam toda a estrutura.

Uma solução para o problema de espaço são os servidores blade, que são mais estreitos do que os normais e, por isso, ocupam menos espaço nos racks. Entretanto, os custos com energia elétrica para funcionamento e refrigeração não têm vantagens sobre os servidores de rack tradicionais.

A virtualização de servidores, por sua vez, consiste na abstração entre o hardware e a funcionalidade do servidor. Na prática, um determinado host não estaria ligado diretamente à uma máquina.

No modelo tradicional, cada máquina é um host. Já no modelo virtualizado, cada máquina pode armazenar mais de um host. Assim eu posso ter, em um mesmo harware, um host executando o sistema operacional Windows Server 2003 enquanto um outro executa Red Hat, simultaneamente.

Isso é possível graças à ferramentas que atuam como um sistema operacional para o hardware e criam máquinas virtuais que serão plataformas para a instalação e execução diária de um novo sistema operacional.

As máquinas ideais para virtualização tendem a ser mais robustas e, por isso, mais caras. Entretanto, elas possibilitam maior economia de espaço e menor consumo de energia elétrica para funcionamento e refrigeração.

Empresas que já virtualizam servidores:
  • A HP já conseguiu reduzir em mais de 50% o número de servidores, passando de 85 para 40 datacenters em todo o mundo.
  • A LocaWeb possui máquinas executando entre 10 e 20 servidores virtuais.

Alguns sistemas operacionais para virtualização:
  • Microsoft Virtual PC e Microsoft Virtual Server (Proprietários)
  • Qemu (Livre)
  • VMWare (Proprietário)
  • VirtualBox (Open sourse)
  • Xem (Open sourse - Gratuito)
  • Oracle VM (Proprietário)


GLOSSÁRIO
Datacenter: espaço onde se concentram recursos como servidores, concentradores de rede, roteadores e unidades de armazenamento de alta capacidade.
Rack: box que possibilita o empilhamento de hardwares afim de economizar espaço e mante-lo organizado.
No-breack: dispositivo de armazenamento ou geração de energia que possibilita a continuação da operação do ambiente em casos de falta de energia.
Host: definição dada para um sistema final, seja ele cliente ou servidor.
Windows Server 2003: é um sistema operacional proprietário da Microsoft.
Red Hat: é um sistema operacional livre da Sun Mycrosystems
Software proprietário: uma pessoa física ou jurídica detêm os direitos de desenvolvimento, implementação e distribuição (geralmente vendido) do software.
Software open sourse: que possui o código fonte aberto (Visite http://pt.wikipedia.org/wiki/Open-source para mais informações).
Software livre: Pode ser editado por qualquer interessado e segue licença GNU para distribuição (geralmente gratuito).